terça-feira, 18 de maio de 2010
Lundu
Muxoxo
Muxoxo é um estalo brando com a língua e os lábios, que indica desprezo ou desdém, sendo produzido produzido por compressão do ar na bochechas ou com a língua aderida aos dentes.
José Carlos Wagner
Capanga
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Jongo
Tutu
Quibungo
Diamba
Diamba significa maconha. A maconha é uma das variedades do cânhamo (uma erva centro-africana).A maconha vem das folhas e dos topos florescentes da planta.A maconha normalmente é fumada em cigarros que tem uma ação sobre os centros nervosos superiores que causam distúrbios psíquicos peculiares.
Guandu
O Guandu é uma planta leguminosa em formato de arbusto. Ela tambem é conhecida com andu e teve sua origem na Áfria Ocidental e é cultivado na Índia desde a Antiguidade. Essa planta é muito útil por conta da facilidade na descompactação do solo, que significa uma amaciação.
Seus feijões são usados na alimentação humana e animal. Eles possuem uma grande quantidade de proteína.
Raffaella Rosset N30
Soba
O Soba é autoridade regional tradicional da Angola
Soba Grande é um chefe africano que comanda os outros Sobas da comunidade. Essa hierarquia é muito comum na Angola, país de origem desse sistema. Esse chefe toma decisões, organiza eventos e exerce um papel de juiz na comunidade, gerando uma ponte entre a sociedade e o governo. Ele tenta evitar o surgimento de problemas como feitiçaria.
Bernardo Souza N3
Moçambique
Iansã
Iansã é uma orixá cuja figura, no Brasil, é sincretizada com Santa Bárbara, católica.
A tempestade é o poder manifesto de Iansã, rainha dos raios, das ventanias, do tempo que se fecha sem chover. É representada com um alfange uma cauda de animal nas mãos, e com um chifre de búfalo na cintura.
Nas lendas provenientes doCandomblé, Iansã foi mulher de Ogum e depois de Xangô. Ela é a Mãe dos eguns (espíritos dos mortos), guia dos espíritos desencarnados, deusa dos cemitérios.
Conhecedora de todos os meandros da magia encantada, Oiá nunca se deixou abater por guerras, problemas ou disputas. Nobre guerreira, jamais tripudiou sobre inimigos e rivais vencidos.
Iansã é uma guerreira por vocação, sabe ir à luta e defender o que é seu, a batalha do dia-a-dia é a sua felicidade. Ela sabe conquistar, seja no fervor das guerras, seja na arte do amor.
Pedro Teixeira, nº 29
Oxumarê
Árvore
Os africanos possuem pela árvore um sentimento religioso, eles acreditam que nas raízes, ficam localizados os espíritos inferiores, no tronco, os mortais, e na copa, os espíritos superiores, todos em perfeita comunhão. Na imagem, podemos ver uma árvore de origem africana, o Baobá.
Marina Fernandes, Nº25
Atabaque
Atabaque é um instrumento musical de percussão. É formado por um tambor cilíndrico ou ligeiramente cônico, com uma das bocas cobertas de couro de boi,veado ou bode.
É tocado com as mãos, com duas baquetas, ou por vezes com uma mão e uma baqueta, dependendo do ritmo e do tambor que está sendo tocado. Pode ser usado em kits de percussão em ritmos brasileiros como o samba.
No candomblé é considerado objeto sagrado.
O atabaque chegou ao Brasil através dos escravos africanos, é usado em quase todo ritual afro-brasileiro, típico do Candomblé da Umbanda e das outras religiões afro-brasileiras e influenciados pela tradição africana.
Pedro Teixeira, nº 29
Yemanjá
Candomblé
O candomblé é uma esta Afro-brasileira religiosa dos negros Jejê-nagôs no Brasil. Ele é o culto dos orixás e tem uma origem totêmica e familiar. Ele é praticado não só no Brasil, mas também em nestes outros: Uruguai, Argentina, Venezuela, Colômbia, Panamá, México,Alemanha, Itália, Portugal e Espanha. Ela é uma religião monoteísta, e o Deus Criador dos Orixás foi, devido ao sincretismo religioso existinte no Brasil, identificado como o mesmo Deus da Igreja Católica.
Agogô
O agogô ou gã é um instrumento formado por um ou mais sinos interligados poelo vértice de um cano metálico. É originado da música yorubá e foi difundido no samba brasileiro pelos escravos africanos da África Ocidental. a palavra se origina da palavra akokô, palavra nagô que significa "relógio" ou "tempo".Para se tirar som desse instrumento, basta bater a baqueta na(s) boca(s) do(s) sino(s). O agogô é pertencente do orixá Ogum, sendo o primeiro dos instrumentos a ser tocado durante as liturgias e cânticos. Também faz parte da "bateria" da capoeira, onde é mais conhecido por gã.
Obrigação
Farofa
A farofa é um prato brasileiro datado do período colonial. É feito basicamente por farinha de madioca ou milho, podendo-se acrescentar outros ingredientes à sua escolha, como linguiça, bacon torrado, miúdos, cebola, banana, etc. É muito popular por sua facilidade de preparo e custo baixo. No Nordeste, mas principalmente na Bahia, usa-se o azeite-de-dendê, que caracteriza a farofa com sua coloração e sabor.
Quimbanda
Possui várias influências religiosas, como a Católica, o Espiritismo, etc. O objetivo é a segurança das pessoas, proteção contra espíritos obsessores e para o desenvolvimento espiritual. O ponto principal de seus cultos é a invocação de Exus.
VICTOR FERREIRA CAETANO - Nº32
Umbanda
É uma reigião formada dentro da cultura religiosa brasileira. É estruturada principalmente em 3 prncipios : fraternidade, caridade e respeito ao próximo. Acreditam em um deus criador de tudo e de todos que se chama Zambi. Os umbanistas ,os que são crentes desta religião, cultuam divindades chamadas orixás e reverenciam espiritos chamados guias.
ANTONIO BERNARDI N 02
Oxalá
É o maior dos orixás (guardiões dos elementos da natureza para representar todos os seus domínios na terra), pois representa as energias produtivas da natureza, a criação do mundo, enfim, o branco, a paz e a fé. É o grande pai das religiões de tradição africana, por isso é respeitado por todas as nações.
Oxalá pode ser apresentado de duas maneiras:
1. Oxaguian: Qualidade de Oxalá jovem e guerreiro. Seu símbolo é de uma espada, uma “mão-de-pilão” e um escudo e sua cor é branco mesclado com azul. O dia consagrado à ele é sexta-feira.
2. Oxalufan: Qualidade de Oxalá velho e sábio. Seu símbolo é um cajado de metal chamado “opa xôrô” e sua cor é somente branco. O dia consagrado à ele é sexta-feira.
VICTOR FERREIRA CAETANO - Nº32
Curinga
Batuque
domingo, 16 de maio de 2010
Tutu
Substantivo masculino. O tutu é uma iguaria de feijão cozido e refogado, que é novamente refogado com pedaços de bacon frito, cebola e alho, e misturado com farinha de mandioca se for preto ou farinha de milho se for mulatinho. O feijão poderá ser passado no liquidificador antes de ser refogado, e então ficará com a consistência do angu de fubá.
É normalmente associado à culinária típica de Minas Gerais e cidades interioranas do Estado do Rio de Janeiro, principalmente quando é feito com feijão preto; mas é encontrado no estado de São Paulo, onde também é conhecido como Virado paulista.Suas origens são africanas.
Victoria Minguez n°33
vatapá
Vatapá é um substantivo masculino.Prato típico da cozinha baiana, muito apimentado,feito com peixe ou galinha, a que se adiciona leite de coco,camarões , secos ou frescos, pão da véspera, amendoim e castanha de caju torrados e moídos , e que se tempera com azeite–de-dendê , alem dos temperos habituais(sal,cebola,pimentão,coentro,cheiro,verde e etc.). O vatapá é influência da culinária africana trazida pelos escravos nos navios negreiros, a partir do século XVI.A maioria afirma que a palavra vatapá é de origem Yorubá, um dos dialetos africanos.
Victoria Salusse Minguez -nº33
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Berimbau
Berimbau-substantivo masculino.
É um instrumento de percussão trazido da África. Na época do Brasil Colonial,era usado pelos vendedores ambulantes (escravos de ganho) para atrair os clientes. No século XX, passou a ser utilizado na capoeira, como um elemento fundamental e reverenciado pelos capoeiristas antes de iniciarem um jogo. A roda e o estilo da capoeira era controlado por este instrumento, que é tocado do seguinte modo: a mão direita percute a corda e a mão esquerda pratica movimentos e pressiona o fio.
Juliana MOnteiro Alonso n°17
Zumbi
Zumbi – substantivo masculino
A palavra zumbi vem do africano quimbundo nzumbi. Significa fantasma que segundo a crença popular afro-brasileira, vagueia pelas casas à noite.
Zumbi foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares. Em 20 de novembro de 1695, foi morto, teve a cabeça cortada e levada ao governador de Pernambuco Caetano de Melo e Castro.A população dos negros acreditava que Zumbi era imortal, entretanto, sua cabeça foi exposta em praça pública, com o objetivo de desmentir essa crença sobre a imortalidade de Zumbi.
Hoje em dia, para alguns segmentos da população brasileira, Zumbi é um símbolo de resistência. O dia da Consciência Negra é a data adotada de sua morte.
Juliana Monteiro Alonso n°17
AGOGÔ
O agogô ou gã é um instrumento musical originado da música tradicional yorubá da África Ocidental. Ele é formado por um único ou por vários sinos. O agogô pode ser considerado como o instrumento mais antigo do samba.
O agogô é um instrumento musical idiofone, compõe-se de duas até 4 campânulas de ferro, ou dois cones ocos e sem base, de tamanhos diferentes, de folhas de flandres, ligados entre si pelas vértices.Também, pode ser composto de duas ou três campânulas presas por uma aste de ferro.
Para se tirar som desse instrumento bate-se com uma baqueta de madeira nas duas bocas de ferro, também chamadas de campânulas, do instrumento.
O agogô pertence ao Orixá Ogum, e é usado no candomblé onde também é chamado de Gã em outras religiões afro-brasileiras. Por isso é o primeiro instrumento que deve ser tocado nas liturgias dos cânticos.
A palavra "agogô" vem do yoruba e significa "sino", em português.
BRUNA PINHEIRO CRIVELLI Nº04
Cochilo
Cochilo é uma palavra de origem africana, é o ato de cochilar, cabecear com sono, toscanejar, dormir levemente, dormitar, escabecear. É o período de sono em momentos mais curtos e espaçados. Um padrão de sono alternativo no qual o tempo dedicado ao descanso pode ser reduzido em até duas horas por dia sem causar danos à saúde.
Natalie Eleutério Vita nº28
KURINGA
Kuringa (no Brasil "Curinga"), é uma palavra de origem africana, que é usada com frequência nos jogos de cartas no Brasil. O Curinga, é uma carta de baralho que, em certos jogos, muda de valor de acordo com a combinação de cartas que o jogador tem na mão.
Já na África, essa palavra tem outro sentido. A palavra Kuringa na África significa matar, negar, fingir.
BRUNA PINHEIRO CRIVELLI Nº04
Capoeira
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música esporte, artes marciais, elementos africanos e talvez até brincadeira.
Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música onde destancam-se instrumentos como berimbau, pandeiro e atabaque.
Os negros trouxeram consigo para o Novo Mundo as suas tradições culturais e religião. A homogeneização dos povos africanos e seus descendentes no Brasil sob a opressão da escravatura foi o catalisador da capoeira. A capoeira foi desenvolvida pelos escravos do Brasil, como forma de elevar o seu moral, transmitir a sua cultura e principalmente como forma de resistir aos seus escravizadores. Geralmente era praticada nas capoeiras e, à noite, nas senzalas onde os escravos ficavam acorrentados pelos braços. O que explicaria o fato de a maioria dos golpes serem desferidos com os pés. Foi também muito praticada nos quilombos, onde os escravos fugitivos tinham liberdade para expressar sua cultura.
Matheus Pereira n27 7f
Acarajé
O acarajé também é um prato típico da culinária baiana e um dos principais produtos vendidos no tabuleiro da baiana (nome dado ao recipiente usado pela baiana do acarajé para expor os alimentos), que são mais carregados no tempero e mais saborosos, diferentes de quando feitos para o orixá.
A forma de preparo é praticamente a mesma, a diferença está no modo de ser servido: ele pode ser cortado ao meio e recheado com vatapá, caruru, camarão refogado, pimenta e salada de tomates verde e vermelho com coentro.
O acarajé tem similaridade com o abará, difere-se apenas na maneira de cozer. O acarajé é frito, ao passo que o abará é cozido no vapor.
Os ingredientes do acarajé são meio quilograma de feijão-fradinho descascado e moído, 150 g de cebola ralada, uma colher de sobremesa de sal ou a gosto e um litro de azeite-de-dendê para fritar. O recheio de camarão é feito com 4/6 xícara de azeite-de-dendê, 3 cebolas picadas, alho a gosto, 700 g de camarão defumado sem casca e cheiro-verde refogados por 10 a 15 minutos. É possível acrescentar tomate e coentro, e como dito anteriormente, caruru, vatapá e molho de pimenta.
Matheus pereira n27 7f
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Abada é uma túnica branca, que no Brasil foi utilizado por escravos. Ainda é a vestimenta dos capoeiristas, esta túnica provavelmente servia para orações e vestia os jogadores de capoeira em suas rodas. Existe uma história que os capoeiristas usavam branco para demonstrar suas habilidades.Em 1993, o abada foi adotado para blocos carnavalescos e logo virou sucesso no Brasil inteiro.
Luiza Simone Pereira nº20
Mandinga é uma palavra originada de um país chamado Senegal e de um outro chamado Níger, no norte da África. Mandinga significa feitiço, os mandingas eram feiticeiros incorrígiveis em seus feitiços.
No Brasil colonial, os mandingas eram grupos que pertenciam a religião mulçumana, carregavam sobre o pescoço, pendurado em um cordão, um pedaço do Alcorão.
Mandingas também eram um povo muito rico do Império Mali e esse termo veio para o a cultura brasileira junto aos escravos.
Luiza Caravalho Simone Pereira nº20
terça-feira, 11 de maio de 2010
Abará
Abará é um dos pratos da culinária baiana e como o acarajé também faz parte da comida do ritual do candomblé. O abará tem a mesma massa que o acarajé, mas ele é cozido, enquanto o acarajé é frito. O preparo da massa é feito com feijão fradinho, que é quebrado em um moinho em pedaços grandes e colocado de molho na água para soltar a casca. Depois da casca já ter soltado, passa-se novamente no moinho, para ficar uma massa bem fina. Nessa massa acrescentam-se cebola ralada, um pouco de sal e duas colheres de dendê, que é um tipo de azeite. Para rituais, coloca-se também um pouco de pó de camarão, e quando fizer parte da culinária baiana, coloca-se camarões secos previamente escaldados para tirar o sal, que podem ser moído junto com o feijão, além de alguns inteiros. Essa massa deve ser envolvida em pequenos pedaços de folha de bananeira, e deve ser cozida no vapor em banho-maria. O abará é servido na própria folha.
Maria Fávaro nº24
Angu
Angu é um prato típico da culinária brasileira preparado geralmente com fubá (farinha de milho),e também com farinha de mandioca. Nos lugares influênciados por imigrantes italianos, o angu passou a ser conhecido como polenta, que é um prato italiano com receita praticamente igual. A origem da palavra angu vem do idioma africano "àgun", que se referia a uma papa de inhame sem tempero. No entanto, desde 1498 os portugueses começaram a propagar o milho pela costa africana, começando na bacia do Congo. Depois, a palavra angu foi usada no Brasil para papas feitas com farinha de mandioca ou de milho com pedacinhos de carne de vaca ou de porco. Com o tempo, a palavra angu passou a ser usada apenas para as papas feitas com fubá, enquanto as papas feitas de farinha de mandioca passaram a ser chamadas de pirão.
Maria Fávaro nº24
Marimbondo
Marimbondo é uma palavra que teve sua origem na África. Em português ela tem o significado de um inseto voador, também chamado de vespa. Na África marimbondo é o plural de rimbondo, que significa vespa Há também uma dança tradicional goiana chamada marimbondo, onde um figurante dança com um copo d’água.
Esse inseto é geralmente preto e tem como seu ponto forte sua picada dolorosa. Eles se alimentam de um mel escuro, produzido de substâncias de larvas e insetos e vivem em um lugar muito parecido com a colméia das abelhas.
Bernardo Souza N3
Mocotó
Dendê
Macumba
Substantivo feminino. A palavra de origem africana significa um culto de feitiçaria, com influências católicas e espíritas, ou seja, práticas religiosas do Camdomblé, Ubanda e Xangô. O ritual se dá por meio de danças, esgares e cantos ao som de instrumentos de percussão.
Existem várias expressões para espantá-la, como:" xô macumba" ou "chuta que é macumba", essas foram originadas da cultura popular. Esse ato foi trazido pelos escravos na época da escravidão e, eram utilizados para espantar o azar. Porém, as religiões de hoje que tem a macumba presente não as nomeiam assim.
Muitas pessoas costumam fazer macumbas para rogar alguma praga em alguém, o que está ficando mais comum hoje em dia.
Julia Tacla No 16
Capoeira
Acarajé
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Balangandã
Senzala
Quitute
Karolina Usirono Nº18 7ªF
Jiló
Batuque
Tem origem com as danças africanas tocadas com instrumentos de percussão. Divertimento com tambor ou qualquer outro instrumento que funcione como ele, mantendo um ritmo na musica. È a fusão deturpada da expressão kimbundu que fica “bu atuka”. O batuque é a essência da cultura. A definição de sons dos tambores, berimbaus, adufés (pandeiro) e agogôs, que levam homens e mulheres a sintonizar profundamente com seus corpos e espíritos, através da ginga da capoeira, da congada, do maracatu e do samba. Os acontecimentos da vida cotidiana, como nascimentos, mortes, plantios, colheitas, vitórias e manifestações da natureza, eram comemorados comunitariamente com danças, músicas e baticuns. Antigamente, os toques eram também um precioso meio de comunicação entre os guerreiros e entre o divino e o profano. Geralmente é feito de madeira e em cima com pele de animais.
Sabrina Sonoda - N 31